Luiz Ceara

O Paulistão é jogado em pastos encharcados e cheios de buracos.

Luiz Ceará

A bola do Campeonato Paulista da época de Pelé era de capotão, couro mesmo, costurada à mão. Nos dias de chuva ela pesava o dobro na hora do chute. Pepe fazia aquela bola de couro do dia chuvoso contra times europeus nos mundiais em que o Santos levou o título, como no Maracanã encharcado, virar uma bomba. Literalmente.
As chuteiras eram de couro e também molhavam e aumentavam a falta de mobilidade, e o material do uniforme então…
Mas o mundo mudou e o uniforme dos jogadores nos dias de hoje, quando não repele a água, segura quase nada. As caneleiras são de plástico e as chuteiras impermeáveis.
E tem a bola. A do Paulista é confeccionada em PU+PVC. Tem câmara butil e é costurada à mão. A circunferência é de 68-70cm e o peso de 478 gramas. Você amigo do Blog sabe o que é isso? Que material é esse? Não, a maioria não sabe e nem eu sei. Não sou especialista, mas vejo a bichinha rolar em campo na chuva e no sol, campo seco ou molhado da mesma forma. Ela não encharca e nem pesa mais.
E porque eu to dizendo isso?
Porque se o tempo passou para o material esportivo e ele se modernizou, usou tecnologia de ponta e se aperfeiçoou, os gramados do interior de São Paulo e na verdade para mais de 98% em todo o país,ele, o tempo, parou.
Como podem estádios como o do Catanduvense e do Guaratinguetá, para dar dois exemplos de equipes que estão disputando o Paulistão, apresentarem pastos no lugar de gramados aptos para disputar jogos de futebol?
O amigo do Blog acredita que jogadores do quilate de Liedson,Luis Fabiano, Neymar, Ganso e Valdívia, de futebol requintado e mesmo Marcos Assunção, exímio batedor de faltas possam render o que sabem nesses gramados?
A FPF deveria fazer uma vistoria técnica detalhada nos gramados de todos os estádios do Paulistão antes do início da competição. E liberar estádios somente com tapetes onde se pudesse jogar bola, não correr atrás dela por entre buracos e caminhos de ratos.
O futebol está fraco porque além de equipes sem categoria, temos que agüentar uma buraqueira dos infernos. Se chover então…
O amigo tem duvida?É só perguntar aos jogadores.