Luiz Ceara

Ronaldo para presidente da CBF.

Luiz Ceará

Fui a Florianópolis quando Ronaldo tinha 17 anos, jogava no Cruzeiro e Parreira o convocou como aposta. E deu a ele a chance de jogar no amistoso contra uma seleção que eu não me lembro agora, mas que não vem ao caso. O fato é que ele fez um gol, deu o passe para o outro e encantou mestre Parreira, um cara gentil, capaz e campeão.Foi pra Copa.

Num jogo do Corinthians em Floripa pelo Brasileiro entrevistei Ronaldo – foi o dia em que ele colocou o pé na calçada da fama do estádio – lembrei a ele na entrevista antes do jogo, na transmissão ao vivo da Band, que havia sido ali, naquele gramado que ele jogara pela primeira vez na seleção, e que dalí iria para a Copa de 94 para ser Campeão do Mundo . Ele me disse que se lembrava e falou sorrindo, “faz tempo Ceará, naquela época você tinha até cabelo” e rindo da minha cara de bôbo. Não perdi a piada e retruquei. ”E você era mais fininho”. Ele riu muito e acabou a entrevista ao vivo neste momento, antes do jogo, já no gramado.

Ronaldo é assim pessoalmente. Tranquilo, riso fácil no bocão. Sério quando tem que ser e bom negociante, o que está aprendendo com gente capaz que trabalha com ele hoje na Nine9, como o empresário e sócio Marcos Buaiz. Ronaldo rodou o mundo jogando bola e fazendo negócios com sua marca pessoal. Sofreu na pele com 8 cirurgias, chorou de dor e fez os adversários chorarem nas suas arrancadas únicas para o gol. O torcedor dos times por onde passou tem por ele uma idolatria, que mistura o craque e o homem carismático.
Ronaldo é homem do mundo. Carioca, veio a São Paulo com tudo para dar errado no Coríntians, e a cidade abraçou o mito. Jogou, venceu e ficou como um prêmio. É bom São Paulo ter Ronaldo morando nela. É bom encontrar Ronaldo no lugar onde você vai comer, nas ruas ou nos eventos. Ele sabe o que faz e porque está morando na cidade que não dorme.

E Ronaldo encantou as famílias quando reconheceu seu filho fora do casamento, juntou todos com o mesmo amor. Ele é um cara direito. Decente, correto.

Por isso, quando li na Folha de hoje o lance dele querer ser presidente da CBF achei justo. Ele pode fazer isso. Mesmo sendo da Nine9, porque os presidentes dos clubes que pleiteariam o cargo também têm seus negócios e os políticos também tem suas empresas e o homem comum que gostaria de ser presidente da CBF também tem suas coisas.

Para ser presidente da CBF depois de Ricardo Teixeira fazer o que fez,não precisa muito. Basta ser Ronaldo.

Tags : Ronaldo