Luiz Ceara

Racista? Eu hein?

Luiz Ceará

Imagine sua filha entrando em casa depois de você concordar em conhecer o namorado dela. Você pediu pra sua esposa prepara um jantarzinho porque o cara faz engenharia no ultimo ano e já está trabalhando. Você está feliz por ela. Namoro firme o cara é decente, estuda, trabalha.

Quando ele entra em sua casa você fica sabendo que ele é negro. E aí?

Existe um abismo neste país que machuca. O racismo. Ele existe neste país e está dentro de nossa casa.

Meu avô paterno era mulato. Luiz Ceará, alto, forte, honesto. Ensinou meu pai que depois me ensinou a ser decente. Minha avó era alemã. Falava arrastado. Dona Rosária Sassi. As cantigas de que me lembro são em alemão.

A mãe da minha mãe era uma espanhola da Catalunha, Dona Josefa Barragan y Barragan. Morena linda e muito chic. Meu avô materno um espanholzinho claro de olhos azuis. Juan Serrano.

Nosso país é mulato, multirracial e multireligioso. Somos brancos, mulatos, negros, sanseis e o escambal a quatro. Somos todos brasileiros.

Quando eu era menino tentei namorar uma descendente de judeus. Eu era muito escuro para ela. Nunca consegui um olhar de carinho com a mãe de uma japinha. Nosso país é mulato e racista.

Como falar dos outros? Como jogar pedra no quintal de quem está tão mais atrasado que nós. Os europeus estão na idade da pedra no quesito racismo. Uma vergonha para a humanidade.

Jogar pedra neles? Não dá, ainda.

Tags : Racismo