Luiz Ceara

To na roça, to frito… a explicação semanal aos amigos do Blog.

Luiz Ceará

Toda semana me deparo com amigos do Blog que não compreendem as expressões que uso. Na verdade gosto de me explicar aqui, porque além de ser uma obrigação minha enquanto um cara que está expondo sua opinião, e cada um tem a sua, é a minha garantia de que respeito a todos que perdem seus minutos para as respostas escritas.

Quando eu disse “tá na roça”, eu quis dizer está perdido. Estar na roça para a maioria dos brasileiros que vivem nas cidades e que jamais pisaram na sagrada terra, crianças que só conhecem animais por vídeos e fotos, e para gente grande que usa chinelo dentro de casa para não sujar os pés (só ando descalço), a roça representa o lugar distante aonde você vai se perder, não vai encontrar o caminho de volta de tão longe, de tão grande.

“Tá na roça” representa… to perdido, to frito e por aí vai. Lembrando que “To frito” não representa estar dentro de uma frigideira se me entende o amigo.

Jamais desrespeitarei quem vive da terra, da roça de milho, de mandioca. Isso eu vi e vejo sempre de perto. Sou do interior, fui criado catando esterco de gado pra trocar por mistura (neste caso verduras plantadas na roça). Todos os dias caminho num bosque que fica em frente da minha casa e falo com as árvores e com a terra, agradeço e me desculpo pelos que não tem o menor cuidado com a natureza.

Amigos me desculpem, mas com tanto cara que não sabe o que fala… ”to na roça”.