Luiz Ceara

Deu no Blog do Milton Neves.

Luiz Ceará

Deu no Blog do Milton Neves.

O Brasil perdeu um ídolo.
Félix, campeão do mundo em 1970 no gol da Seleção Brasileira, morreu na capital paulista.
Ele, que chorava copiosamente por medo de ser esquecido, nunca sairá da lembrança de quem ama futebol.
Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivellino, levam as glórias óbvias de quem joga no ataque.
Mas Félix era um craque debaixo das traves. Basta dizer que barrou Ado e Emerson Leão, assumindo a titularidade absoluta da meta verde e amarela.
Ah, e o “posudo” Leão deve agradecer ao saudoso camisa 1 sua convocação para o México.
À época, a Fifa só permitia 22 jogadores inscritos para o mundial. Félix e Ado, dois gênios dentro e fora de campo, tiveram uma ideia digna de Akzo Nobel: levar o terceiro goleiro.
As contusões de arqueiros eram comuns e o receio de ficar com apenas um jogador para a posição apavorava os convocados. Então, Félix e Ado expuseram sua “sacada” para Zagallo e a comissão técnica, que logo aderiram ao pedido.
O curioso desta história, é que Leão foi recebido pelos pais da ideia no aeroporto, mas negou-se a cumprimentá-los como deveria. No topo de seu orgulho, o arqueiro ainda disse que estava zangado por não ser titular.
Félix era humilde o suficiente para reconhecer seu valor. E, após a vitória sobre a Itália, não correu para os inúmeros cliques e registros do momento: foi para o vestiário telefonar para a casa de sua vizinha (a pessoa mais próxima de casa que já tinha telefone), para agradecer à família e comemorar com seus amigos.
Félix é inesquecível. Foi e sempre será o nosso campeão.
Nota deste blogueiro: entrevistei Felix algumas vezes e me dei bem com ele, um cara simpático e bricalhão.
E também não concordo com a opinião de alguns jornalistas “donos da verdade”, de que ele era frangueiro. Jogou a Copa de 70 com os maiores craques que conheci e era um deles, com certeza.
E mais um recadinho pra família. Nós não morremos. Seria simples demais. Felix está do outro lado, onde também há vida. Está no caminho da luz e da evolução. Que seja feliz.

Tags : Felix