Luiz Ceara

A força oculta do Vasco.

Luiz Ceará

O futebol sempre foi sinônimo de poder. Desde as peladas de rua, onde o dono da bola, que sem sempre era o craque, mandava no time. Escolhia os melhores e quase sempre vencia. Porque no futebol como na vida, tudo não passa de uma caixinha de surpresas.
O jogo só termina quando o juiz apita. Mas ele pode ter feito muita bobagem e o melhor nem sempre acabou de vencer.
Quem é melhor neste Brasileirão? Corinthians ou Vasco?
Pelo que li nos jornais de hoje, nos cadernos de esportes que é a primeira leitura deste repórter, o Timão só não será campeão se houver muita conspiração.
Não é assim, mas não é mesmo. Não fico ao telefone no meu escritório ligando pra um a pra outro pra saber notícias, estou nos treinos. No dia a dia. Olho nos olhos dos jogadores e treinadores. Converso, troco informações e procuro traduzir gestos com a experiência dos meus 35 anos na bola.
Sei que o Timão pode ser campeão, porque, como disse o Tite, merece pelo que tem trabalhado. Vejo isso nos olhos e atitudes do elenco. E Tite, merece.
Mas há um problema. O Vasco. E o que ele se tornou, infelizmente pelo mal que atingiu nosso querido Ricardo Gomes.
O Vasco é outro. Não é movido apenas pela genialidade de Juninho Pernambucano ou de Felipe. Os dois são como vinho envelhecido de forma correta. Saborosos, soberbos.
O Vasco tem uma força que vem do íntimo de seus atletas. Que é maior que a bola que eles estão jogando. O Vasco é um time que joga para ser campeão por Ricardo Gomes. Isso é muito.
Existem forças no futebol que não se explicam.
Dr. Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória de 58 me contou pessoalmente durante uma entrevista para o Fantástico quando eu trabalhava naTV Globo, que na final da Copa ele tinha que explicar aos jogadores sobre a camisa azul. A Suécia iria jogar de camisa amarela. Como explicar aquilo? Não teve duvida. Dia 24 de Junho de 58, às 13 horas, ele entrou no vestiário com as camisas e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos. “Vamos ser Campeões, vamos jogar com a camisa da cor do manto de Aparecida”. E o Brasil foi Campeão.
Jogou mais que a Suécia, mas tinha na mente dos jogadores um manto azul também.
O Vasco tem Ricardo Gomes, o Corinthians o merecimento.
O que será mais forte?