Luiz Ceara

A Espanha esconde a bola. Isso não é segredo. Nós é que esquemos de jogar assim.

Luiz Ceará

Zenon punha a bola onde queria. Parecia que era com as mãos. Exímio batedor de faltas. Corria, mas a bola corria mais por ele que ele por ela. É o caso de quem sabe. É o velho e bom ditado de que diz que a bola é quem deve corre, não o jogador. Mas isso não é pra todo mundo. É só para quem sabe.

Conversei muito nesta vida com Zenon, porque ele é meu amigo aqui de casa, do Terreiro de Jorge como é conhecido o quintal. Tem uma imagem enorme de São Jorge encima de um armário ao lado da churrasqueira e por isso o apelido. Mas o que vale é o que ele me ensinou nessas conversas.

No Guarani Campeão Brasileiro a bola rolava solta pé em pé. Todos sabiam jogar. Careca, Renato, Zenon, Zé Carlos, e os laterais Mauro e Miranda. Por isso não havia correria, e os adversários eram sempre envolvidos.

No Corinthians de Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon, difícil era o adversário ver a redonda. Ficar com a bola nos pés é um segredo que o futebol brasileiro havia esquecido.

Vocês se lembram do Flamengo de Zico, Junior, Leandro, Andrade e Cia? Quem tinha a bola nos pés. Esse timaço ou os adversários?

A Academia de Dudu e Ademir? A Ponte Preta de Wanderlei Paiva, Marco Aurélio e Dicá?

E do Cruzeiro de Dirceu Lopes e Tostão?

Hoje eu via o jogo em que a Espanha escondeu a bola dos franceses e me lembrei dos ensinamentos de mestre Zenon.

Não é novidade a maneira que joga a Espanha. Eles têm excelentes passadores, até os zagueiros sabem jogar. Tem uma marcação forte e de perto, sempre. Dois alas que sobem e recebem sempre a bola e por isso são confiantes. Não tem centroavante fixo, mas os meias e os volantes chegam forte. Hoje o primeiro gol foi de Xabi Alonso, por exemplo.

O segundo que definiu a classificação da Espanha também foi dele mas de pênalti.

A Espanha teve mais de 60% de posse de bola o que demonstra o que estou dizendo aqui.

E a Espanha tem aind, e executa com maestria o maior de todos os segredos de um time de toque de bola.Paciência para jogar. O time não se afoba.Joga.

E vai jogar a semifinal contra Portugal. Vamos ver.