Luiz Ceara

Para Felipão, um boné e um ar fresco.

Luiz Ceará

Conheço Felipão de quando ele disputou com o Grêmio a Copa do Brasil. Não me lembro o ano. Uma vez tomamos o café da manhã num hotel onde o time estava concentrado. Ele se mostrou sincero nas colocações, um cara alegre ao extremo, piadista como Telê Santana era. Ótima praça. Fiquei com a clara impressão, vou melhorar segura, de que ali estava o futuro em termos de treinador de futebol no país. Um cara durão dentro de campo e fora dele, uma moça, se me entende o amigo do Blog. O boa gente.

Os anos se passaram e ele mudou muito, muito mesmo. Dentro e fora de campo. Na Europa dirigindo o Chelsea, caiu dentro do vestiário. Na época disseram que tinha sido uma treta com jogadores. Foi, mas não trairagem. A reclamação era de que não entendiam a maneira de como ele queria jogar. O esquema tático era ruim, segundo um brasileiro próximo. Depois ele foi para um clube cujo nome não sei escrever de tão ruim. Era o final da era Felipão na Europa, onde ele dirigiu ainda a Seleção de Portugal e… não ganhou nada, pior, perdeu uma final da Eurocopa.

Felipão ficou muito rico, arrumou a vida de Murtosa e do treinador de goleiros Pracidelli, mas foi só. Voltou como Luxemburgo. Em termos de futebol, de sucesso, de títulos, um zero à esquerda.

Nada como um time como o Palmeiras, onde é ídolo, para voltar a ser Rei. Mas a fase era mesmo de botar um chinelo e jogar damas com Murtosa numa cidade pacata do Rio Grande do Sul. Descansar, pensar, analisar e repensar suas convicções táticas.

Felipão está passado no mundo da bola, que é muito rápido de pensar. Ele ficou pra trás. Está neste momento muito aquém do que se esperava de um campeão do mundo. Não sei se o dinheiro fez mal pra cabeça dele. Felipão se acha mais do que realmente é. Ele está se enganando e enganando o torcedor do Palmeiras.

O time não acredita nele, isso é fato e comentado dentro do vestiário. São muitas a reclamações dos jogadores com respeito à sua maneira de querer jogar. Dizem que ele mexe mal e que escala errado, pior, que não tem amizade nem relacionamento cordial com o elenco.

Não sou eu que estou afirmando isso. Ouço de gente próxima, muito próxima a ele e sua Comissão Técnica.

Esta na hora de pensar, de analisar se o melhor é ficar no Palmeiras a quem ele não deu outra coisa senão “problemas”.

E tem mais uma coisa, que é em minha opinião o mais grave de tudo. Se o amigo começar a ler o post agora, vai ver que eu disse que ele era bem humorado. Perdeu o humor e virou um ser humano mal educado. Passou a fazer gestos obscenos em campo, para o torcedor e jornalistas. E agora disse o que disse, para um fotógrafo da Folha. Feio, muito feio.

Um bom boné, neste momento, é o mais aconselhável, já que ele não é burro. Um descanso, uma reflexão sobre seu trabalho, um ar puro e um novo clube. Felipão não acabou muito pelo contrário, merece estar num grande clube. Que não seja mais o Palmeiras.

Tags : Felipão