Luiz Ceara

Arquivo : julho 2012

Meninas do futebol irreconhecíveis.
Comentários 7

Luiz Ceará

E a nossa seleção feminina de futebol perdeu. Para as donas da casa. O novo velho Wembley de guerra estava com mais de 70 mil torcedores. De futebol feminino. Bonita a festa.

Mas nossa seleção se mostra sem força para ir muito à frente. Foi o que me pareceu, mas não é o que pode acontecer. Elas podem mudar. Tem potencial, mas hoje ele não apareceu em campo. Ficou no vestiário, o potencial.

Entrou em campo contra as meninas do Reino Unido sem Marta, nossa maior estrela mais uma vez. A questão é que Marta quando acordar plenamente nesta competição é a melhor jogadora do planeta. E faz sim uma diferença descomunal. Definitiva. Marta na plenitude manda e desmanda numa partida. Mas ela não está sendo ela. Simples assim.

O Brasil jogou contra um Reino Unido absolutamente sabendo o que fazer. Marcar e marcar, não dar espaço e nem muita chance. Taticamente perfeito.

Para as britânicas, pela festa depois do jogo, já valeu a Olimpíada.

Para nossa seleção, falta muito. Que vai ter que aparecer contra o Japão, um papa medalhas, atual campeão mundial, nosso próximo adversário.

O Brasil não jogou nada e se bobear contra as japonesas vai se dar mal, muito mal.


To na roça, to frito… a explicação semanal aos amigos do Blog.
Comentários 10

Luiz Ceará

Toda semana me deparo com amigos do Blog que não compreendem as expressões que uso. Na verdade gosto de me explicar aqui, porque além de ser uma obrigação minha enquanto um cara que está expondo sua opinião, e cada um tem a sua, é a minha garantia de que respeito a todos que perdem seus minutos para as respostas escritas.

Quando eu disse “tá na roça”, eu quis dizer está perdido. Estar na roça para a maioria dos brasileiros que vivem nas cidades e que jamais pisaram na sagrada terra, crianças que só conhecem animais por vídeos e fotos, e para gente grande que usa chinelo dentro de casa para não sujar os pés (só ando descalço), a roça representa o lugar distante aonde você vai se perder, não vai encontrar o caminho de volta de tão longe, de tão grande.

“Tá na roça” representa… to perdido, to frito e por aí vai. Lembrando que “To frito” não representa estar dentro de uma frigideira se me entende o amigo.

Jamais desrespeitarei quem vive da terra, da roça de milho, de mandioca. Isso eu vi e vejo sempre de perto. Sou do interior, fui criado catando esterco de gado pra trocar por mistura (neste caso verduras plantadas na roça). Todos os dias caminho num bosque que fica em frente da minha casa e falo com as árvores e com a terra, agradeço e me desculpo pelos que não tem o menor cuidado com a natureza.

Amigos me desculpem, mas com tanto cara que não sabe o que fala… ”to na roça”.


Se na Copa a solução for o Hulk, estaremos na roça.
Comentários 25

Luiz Ceará

Com ou sem o ouro olímpico a Seleção vai jogar dia 15 de Agosto contra a Suécia. E Mano Menezes convocou seus jogadores preferidos.
Goleiros

Neto (Fiorentina)
Renan Ribeiro (Atlético-MG)
Gabriel (Milan)
Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester)
Danilo (Porto)
Alex Sandro (Porto)
Zagueiros

Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Juan (Inter de Milão)
Bruno Uvini (São Paulo)
Dedé (Vasco)
Volantes

Paulinho (Corinthians)
Rômulo (Spartak Moscou)
Sandro (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Meias

Oscar (Chelsea)
Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Atacantes

Jonas (Valencia)
Neymar (Santos)
Pato (Milan)
Leandro Damião (Internacional)
Hulk (Porto)

Muita gente chiou com a convocação. Cada um tem a sua preferência. Aqui no Brasil todos somos treinadores, diz a lenda.

Eu preferia goleiros mais rodados, e na verdade não li sobre o fato de Mano estar levando goleiros mais novos. Acredito que seja para observar, já que ele está deixando de fora nomes como Jefferson o melhor na posição hoje, Vitor, um goleiraço e Cássio do Corinthians, que merece uma chance.

Passo no caso de Hulk. Acredito que ele não chegue à Copa, e se chegar, que Deus nos ajude. Aí sim estaremos na roça. Entrar numa Copa dependendo do Hulk…

Só criticas? Não. Ele trouxe Ramirez e Paulinho reforçando o meio com categoria, técnica e força. São dois sensacionais jogadores.

O Brasil joga contra a Suécia no amistoso que será na verdade a despedida do Rasunda, estádio da final da Copa do Mundo de 58.

O caso, amigos é que todas as informações vindas de gente perto do presidente da CBF indicam que o treinador pode não estar no banco. Não se conta a fonte, mas a minha, como a de outros respeitáveis jornalistas é boa.

Mas no futebol tudo pode mudar, sempre. Vamos ver.


A Seleção de Mano e a volta do mito R. Ceni.
Comentários 8

Luiz Ceará

Eu entendo a reclamação dos amigos do Blog. Reclamação é um refresco, pra ser sincero, as duras críticas com respeito ao post em que eu disse que Belarus era uma barbada.

Tinha que ser sim e não foi. E eu ainda não quero ser o crítico que já vem de pau nos dois primeiros jogos mesmo com vitória. Vou esperar mais pouco para dizer mais ou menos o que vocês querem. Dizer que nossa seleção não é mais aquela, não é a dos sonhos, que não vai chegar, que Neymar está, eu disse está, muito abaixo do que se esperava. Que Mano não acerta o centroavante, que o Brasil erra muitos passes e por aí vai.

Não, ainda não vou dizer isso.

Prefiro falar que um bicho papão caiu fora. A Espanha, uma decepção.

O time de Mano?Por enquanto deixando a bola quicar para a crítica severa. E Mano que me perdoe. Com esse time, mesmo levando o ouro olímpico, terá seus críticos, todos eles muito perto do presidente da CBF pedindo sua cabeça. E Marin vai dar.

Vamos ao Brasileirão.

No primeiro grupo da tarde O Timão empatou na Bahia, o Flusão empatou com o Atlético Mineiro com gol anulado de Fred e o Sport também empatou com o Atlético-GO.
O São Paulo, jogo que assisti teve a volta gloriosa de R.Ceni, com dores, mas trazendo a galera de volta. E Luiz Fabiano em tarde de ressurgir das cinzas. Ou ele se enquadra e joga bola e para de falar e fazer gestos, ou vai, como ele mesmo diz, ter que repensar sua vida no São Paulo. Mas hoje ele se deu bem. O Flamengo? Que baba hein?????

No grupo do final de tarde, o Santos venceu a Macaca, a Portuguesa venceu o Náutico e saiu da zona do rebaixamento e o Cruzeiro também venceu o Palmeiras com direito a reclamação dos jogadores do Porco.

Com esses resultados a classificação ficou assim:

1Atlético-MG – 32

2Vasco – 30

3Fluminense – 26

4Grêmio – 24

5Cruzeiro – 23

6Internacional – 23

7São Paulo – 22

8Botafogo – 20

9Corinthians – 16

10Ponte Preta – 16

11Flamengo – 16

12Coritiba – 15

13Sport – 14

14Náutico – 13

15Portuguesa – 13

16Santos – 13

17Bahia – 12

18Palmeiras – 10
10
19Atlético-GO – 9

20Figueirense – 8


Desculpem-me a fraqueza, mas Belarus será uma barbada.
Comentários 5

Luiz Ceará

Tudo bem que temos uma rodada pra lá de alucinante esta tarde pelo Brasileirão, mas às 11 horas, antes do almoço, temos a Seleção jogando contra Belarus.

Belarus jogou contra a Nova Zelândia e meteu 1 a 0, gol de cabeça, jogada aérea. E se nosso time não estiver tão aéreo como no segundo tempo do jogo contra o Egito poderá até golear de novo.

Espero que sem nervosismo no final, porque se assim for, a macarronada vai descer melhor.

Hoje é jogo para ver tomando uma gelada e beliscando uma calabresa acebolada. Belarus que me desculpe o amigo do Blog, não pode querer de uma hora para outra, só porque está nos Jogos Olímpicos, enfrentar o Brasil acreditando que tem bola pra isso. Não têm.

Se entrarmos com este espírito que falei acima, tomamos sufoco. Se entrarmos sabendo que somos infinitamente melhores tecnicamente, com jogadores fora de série e coisa e tal, mas com respeito e seriedade, goleamos de novo.

É barbada, pule de dez.

Vamos ver, e à tarde voltamos com a rodada do Brasileirão.


Diego Hipólito vai se recuperar. Ele pode fazer isso.
Comentários 4

Luiz Ceará

“Não penso em parar. Mas sei que vai ser difícil reconquistar. É a segunda Olimpíada que caio de cara.”(Diego Hipólito)

Diego Hipólito está fora da Olimpíada pela segunda vez e pelo mesmo motivo. Caiu.

O atleta de ponta convive com dores musculares todos os dias, dietas alimentarem, exame antidoping, treinamentos exaustivos e por muito tempo por longas temporadas. E contusões. E operações seguidas de recuperações demoradas.

Angustia, espera, fé, 3xpeciativa, concentração. Psicólogos, treinadores, massagistas, fisioterapeutas.

Uma bateria de comerciais para que possam atender à expectativa do mercado publicitário.

O atleta de ponta não pode sair de casa e tomar uma que todo mundo fala e comenta. Namorou? Vira foto nas revistas, sites e jornais.
Bebeu na festa e foi fotografado? Tá frito.

Aí o cara fica meses se preparando para um momento que dura minutos ou segundos.

Vai para a seqüência de solo e cai.

O mundo desabou o buraco embaixo dos pés não tem fim.

Mas o atleta de ponta tem algo mais. O verdadeiro atleta de ponta tem isso.

Diego Hipólito vai dar a volta, ele pode fazer isso.


Londres-2012 usou a emoção e o coração na festa de abertura.
Comentários 4

Luiz Ceará

Eu não sou especialista, vou falar com o coração de um jornalista que cobriu apenas três Olimpíadas, mas que viu pela TV todas as outras possíveis.

Quando vi o cenário que se abriu na tela esta tarde pensei imediatamente em Barcelona. Eles vão falar ao coração, tocar fundo no sentimento, vão fazer cinema e teatro, musica ao vivo e pessoas de carne e osso, conhecidos e desconhecidos vão desfilar suas performances, pensei.

E foi assim mesmo, com humor e alegria.

A Rainha apareceu numa cena gravada com Daniel Craig, o novo James Bond, e desceu de paraquedas apenas no imaginário. INACREDITÁVEL. Claro que era uma brincadeira, mas foi de pregar os olhos na tela. E em seguida ela entrou no Estádio Olímpico como devia. Nem séria, nem sorrindo. Rainha Elisabeth, se me entende.

E o que aconteceu depois, o que se viu foi história, e sonhos.

Paul MacCartney cantou Hey Jud ao final. O estádio cantou, o mundo inteiro cantou. Milhões de pessoas no planeta cantaram juntos.

Assim se faz uma abertura de festa, com simplicidade absurda e emoção.

Não chorou que não quis.


Brasil meio sinistro e o show de Milton Leite.
Comentários 26

Luiz Ceará

A barbada do dia. Brasil e Egito. No Japão em 64 empatamos em 1 a 1 com os egípcios. Hoje nosso time é muito superior. Isso ganha jogo?

Os espanhóis tomaram de 1 a 0 do Japão também o que era uma barbada.

E foi o Egito que quase fez um golaço logo de cara. Com 8 minutos de jogo nada de Brasil.

Aos 9 Neymar perdeu um gol porque chutou pra fora uma bola que ele não erra. Neymar não dá chutão, coloca dentro da rede com classe. Mas errou.

Aos 16, Oscar mostrou porque barrou Ganso. Já tinha feito boas jogadas. No lance ele meteu uma bola com classe para Rafael. Ele cortou o zagueiro e mandou um canudo. A bola ainda desviou no zagueiro e ajudou. O Brasil saiu na frente, 1 a 0.

Com 25 minutos nossa seleção marcou o segundo. O “obrigado Oscar”, que foi decisivo ao ganhar uma jogada de ataque em velocidade, levantou a cabeça e viu Leandro Damião entrar. Foi só passar com classe para Leandro Damião fazer seu segundo gol com a camisa da seleção. Pra este blogueiro o jogo já era.

Daqui pra frente é lucro, o jogo estava decidido.
E o lucro veio aos 29 com uma jogada de velocidade de Neymar. Ele meteu Hulk na esquerda que devolveu na cabeça de Neymar. Um 3 a 0 para começar a goleada.

No intervalo da SPORTV mais um show de Milton Leite. Descontraído e ligado no que faz e onde faz, ele falou do por do Sol londrino com charme e bom humor. O cara é um campeão de simpatia, e por isso ponta de lança na transmissão esportiva. “Olha só o por do Sol, tenho vontade de ficar de costas, só para olhar este por do Sol”, imperdível, um show!

Depois disso um segundo tempo em que o Brasil tomou um gol logo aos seis minutos de Aboutrika.

Quando Ganso entrou, achei que o Brasil ficou como eu queria e sonhava. Um time com Ganso e Oscar. Agora vai…
.
E foi mesmo. Pra quebrar o meu encanto daquela que seria uma barbada, nossa defesa resolveu dormir e tomou o segundo gol numa falha grotesca de Juan. Salah puxou a bola para sua perna melhor, a esquerda, e fez o segundo gol do Egito.

Paulo Cesar Vasconcelos da SPORTV decifrou o momento do Brasil.”Uma coisa é administrar a vantagem, outra é sentar encima dela. O Brasil está sentado na vantagem”. Corretíssimo.

E foi assim até o final, meio no sufoco, meio no controle do jogo o que seria uma verdadeira barbada, acabou em mais um jogo que deixa interrogações e assombrações.


O Ouro no futebol pode ser fácil, se ninguém inventar.
Comentários 3

Luiz Ceará

Conversei com um colega que está trabalhando na cobertura da seleção nesta Olimpíada de Londres.

Perguntei sobre a sensação que ele tem no caso Mano Menezes. Ontem José Maria Marin o presidente da CBF mais uma vez saiu desconversando sobre a permanência do treinador se o Brasil não levar o ouro. “Não posso falar sobre hipóteses”, disse o cartolão que ainda encerrou o papo com aquele chavão que diz: ”só resultados seguram treinador”.

Muito bem. O Brasil pega Egito hoje, depois Belarus no Domingo e Nova Zelândia dia 1º de Agosto.
Três babas. Não pode nem pensar em jogo duro, com responsabilidade, respeito pelo adversário e outras desculpas do gênero. E tem que golear para ter excelente saldo.
Difícil somente Espanha, Grã-Bretanha, Uruguai e México. Osso duro mesmo será o Uruguai.

Esta Olimpíada é pra trazer ouro e eu explico por que. Nossa seleção é das únicas que tem em campo e no banco, jogadores de ponta da Europa e grande parte estará na Copa do Brasil.

Mano tem que ter coragem, pulso e não fazer muita besteira, não inventar.
Vamos ver daqui a pouco. Depois eu volto.


Oscar no Chelsea, Cristiane a maior goleadora de Olimpíadas. Foi uma tarde feliz.
Comentários 9

Luiz Ceará

A tarde começou com a notícia que já não era notícia. Oscar foi para o Chelsea. Mas o que valeu, foi o mico do São Paulo. Vendeu o jogador apara o Inter de Porto Alegre por 15 milhões de reais depois de uma disputa jurídica de dois anos. O mico foi o quanto o São Paulo perdeu. Orcar foi vendido por quase 50 milhões de reais.

Depois veio o jogo de nossa Seleção Feminina de Futebol contra as meninas de Camarões. Duas pratas olímpicas na bagagem e o sonho de um ouro para o time de mais de 28 anos de media de idade. Mais que merecida nossa torcida para A Rainha Marta e Cia.

A bola rolou em Cardiff e até os 6 minutos Camarões pressionava e assustava as meninas do Brasil. Aí num contra ataque, falta. Francielle bateu com categoria como se dizia antigamente. Tais abaixou na barreira e a bola surpreendeu a goleira de camarões. Um a zero aos 6 minutos.
Aos 10 minutos Fancielle foi bater escanteio. Indicou onde ia meter a bola. Francielle bateu no lugar onde estava Renata. Um 2 a 0 aos 10 minutos.
Duas coisas pra se dizer: primeiro o carinho especial de Marim, o presidente da CBF para com as meninas. Almoçou com elas que receberam também a visita de Mano Menezes. Um luxo para uma seleção que era vista por Teixeira com desdém. Segundo, a surpreendente atuação de Marta no primeiro tempo.Não jogou mal, mas não jogou o que sabe e o que se espera dela.
Problema¿Sim e não. Até o momento não, mas ocorre é que ela também estava muito bem marcada, o que deve acontecer durante todos os jogos.

No segundo tempo Jorge Barcellos colocou a parceira mais importante de Marta na Seleção. Cristiane. Ela jogou bem e aos 31 numa jogada das duas, Marta sofreu pênalti. Ela bateu mal, mas fez seu terceiro gol em Olimpíada, o terceiro do Brasil no jogo. O quarto gol saiu de mais uma jogada das duas. Desta vez Marta meteu Cristiane que fez seu décimo primeiro gol em Olimpíadas, se tornando a maior goleadora dos jogos em sua história.E ela faria mais uma jogada para Marta fazer o quinto gol do Brasil.

Placar final de 5 a 0 para um jogo que mostrou que nossa Seleção venceu, mas que precisa de muito mais bola pra realizar o sonho do ouro.

Em tempo. Formiga, quando entrou em campo, passou a ser a jogadora que mais participou de Olimpíada. Foi sua quinta participação. Nenhuma jogadora no mundo chega perto dela. Um Fenômeno.