Luiz Ceara

Resposta a todos que comentaram o ” Negras”…

Luiz Ceará

É mesmo difícil definir o que escrever e como escrever. O título do Blog foi a frase que as cubanas Dayme e Herrera ouviram, dita na cara delas.

Tudo bem que foi raiva de torcedor, no calor do jogo. Mas de uma raiva descabida e sem sentido nenhum, quanto mais num momento em que a pessoa que disse o que disse,estava tentando, penso eu, se divertir.

Ontem eu me preparava para entrar no ar na Metropolitana, antes do jogo entre a Ponte Preta e o Paulista de Jundiaí. Abri o Blog e deixei para o pessoal do esporte ver, sem avisar o que era.

O título fez com que todos, todos parassem para ler do que se tratava.

É evidente que eu queria que as pessoas lessem, mas não por sensacionalismo, para que acompanhassem até o final, para eu poder concluir meu pensamento sobre o caso.

Entendo a revolta de quem gostaria que o título fosse escrito de forma diferente, com aspas, corretamente. Mas eu explico que foi sem aspas que Dayme e Herrera ouviram o “negras de merda, voltem para Cuba.” Ninguém disse para a pessoa “você vai xingar, então abre aspas”.

É hipocrisia fazer crítica literária quando se fala de um assunto que atinge nosso estômago como uma bomba, que entristece, uma coisa que você não explica. Até este momento, seis da manhã quando escrevo este post, li 48 comentários. Li todos. A resposta é esta, pra todo mundo.

Eu não sei como agir, porque pra mim, que estou a 35 anos no esporte e ainda estou aprendendo, fica difícil explicar um ato tão covarde. Não é novo o que está acontecendo no vôlei, mas está se repetindo mais e mais.

Volto ao que disse ontem. Políticos e dirigentes não vão fazer nada. O ato vai passar batido. Penso que cabe aos próprios torcedores, quando presenciarem uma situação dessas entrarem com uma ação na hora, indicando à policia no estádio, o autor. É um começo.

Tags : Racismo