Luiz Ceara

A voz do Tite, do Telê, do Muricy…

Luiz Ceará

Ao ouvir treinadores falando, dando entrevistas, fico pensando o tanto que alguns deles escolhem palavras.

Tite é do bem, educado e gentil. Gosta de falar com a imprensa que o respeita. Ontem eu escrevi aqui no Blog que o Corinthians está cansado, visivelmente. Ele falou a mesma coisa aos jornalistas. “ Estamos em duas competições, não dá pra respirar que já tem jogo”. Claro, cristalino. Aí um amigo me diz que jogador gosta de jogar Quarta e Domingo, e que nas férias é pelada todo dia. Pura idiotice deste meu chapa, cara do bem mas que é fanático pelo Timão. Jogar pelada é uma coisa, competir em alto nível contra Vélez e Vasco, outra coisa.

Leão sempre foi marrento ao extremo e hoje, mais maduro, passou a exercer sua inteligência plenamente. Dá saborosas entrevistas. Responde ao que você pergunta na bucha. Quando ele veio com a história de contratar um goleiro porque RCeni estava contundido eu discordei dele aqui no Blog. Na coletiva ele disse que não tinha a intenção de fazer aquilo com “o goleiro do Ceará”, se referindo do Denis e ao Blog. Sentiu o golpe, mas saiu por cima. Eu gosto dele.

Felipão aprendeu com o assessor de imprensa dele, que combater jornalistas de forma feroz iria resolver a vida dele. Esculhambar jornalistas, responsabilizá-los pelos erros dele era a coisa certa a fazer. Há anos ele tromba com a imprensa esportiva, escondendo treinos comuns para parecer importante, não dando entrevistas e proibindo jogadores de fazê-lo. Um dia, um determinado dia e ele vai se lembrar de como era gentil, sorridente e parceiro. Piadista, inteligente e grande treinador. Um dia ele vai se redescobrir. Será seu dia de sorte.

E tem pra encerrar o jeito Muricy de ser. Pão duro, um pouco menos que Telê era. Ranzinza, muito mais do que Telê. Mas é implacável na beirada do gramado. Um campeão, puro sangue. Falei do Telê porque Muricy foi o filho da bola do mestre inesquecível. E porque eu era amigo pessoal de Telê e sabia disso.

Dava pra escrever um livro sobre esse assunto.

Tags : Treinadores