Luiz Ceara

Arquivo : janeiro 2014

Categoria de base.Os meninos Pizza.
Comentários Comente

Luiz Ceará

Vi o Santos tratar suas categorias de base com carinho. Foi o campeão da Copa São Paulo de Juniores. O timão fez o mesmo este ano. Não que seja um time amante de sua base, que não é, mas deu atenção este ano com a vinda de Osmar Loss, um cara exemplar.Há muitos anos a Ponte Preta de Campinas e o Guarani, além do XV de Jaú também agiam assim. Por isso mesmo revelavam jogadores às dúzias.

Pela Ponte Preta, Dicá, Oscar, Polozi, Luiz Fabiano, Carlos, Waldir Peres. O Guarani teve Careca, Amoroso, Luizão,Julio Cesar, Mauro Evair, Renato,João Paulo. Esqueci alguns? Foram tantos mesmo.

O São Paulo veio a Campinas aprender com Renato Rigueto, o maior árbitro de basquete em todos os tempos aqui no Brasil. Foi ele, que depois de visitar Cuba, comunista histórico que era,aprendeu e mostrou como se estruturava uma base esportiva. Criou a categoria de base, a escolinha de futebol. Foi na Ponte Preta e deu excelentes resultados. Hoje ela tem sua base, mas entregue como todas as outras em todos os clubes do país, nas mãos de empresários.

O Santos campeão da Copa São Paulo e o Corinthians não fogem à regra. Eles tem meninos excelentes, mas todos tem seus empresários e planos de carreira já em andamento.

O clube, mesmo o já famoso São Paulo da base de Cotia não é mais dono sozinho de seus meninos. Os donos não tem nome, são centenas de empresários e financiadores, patronos ou investidores. O nome pode ser qualquer um. Mas os meninos tem um dono.

Isso é bom para os clubes?

Como seria, se você dá alojamento, comida, escola, material de treinamento, fisiologistas, preparadores físicos, médicos, treinadores, supervisores e estrutura física e na hora da venda para o exterior – o verdadeiro sonho de todos – o investidor leva parte do lucro sem nada ter oferecido?Não entendo essa matemática.

Prova? Simples. O caso Neymar. Todo mundo tem conhecimento que na hora da venda para o Barça,o Santos levou um pedaço,o DIS outro, o pai do jogador e seu principal procurador uma fatia, o presidente do Barcelona outra fatia e sabe-se lá o que mais. Deu no que deu. Alguém vai se ferrar e não demora.

E tudo porque o jogador estava fatiado como uma pizza. Jogador pizza. Cada um leva uma fatia. Hoje é assim.


O melhor do mundo chorou
Comentários Comente

Luiz Ceará

Cristiano Ronaldo é um espetáculo! Um cara 200% profissional. Daqueles fenômenos (ops!) do esporte. Treina e ama treinar. Pode? Pode. É assim mesmo.

Ronaldo, como gosta de ser chamado, ou CR7 nome marrento como o mundo da bola apelidou um de seus preferidos, é uma lenda dentro do campo de treino. Não gosta de perder treino, não brinca, não afina e dá exemplo. Tem que mandar parar. Por isso cabeceia com perfeição, olhos abertos para meter a bola onde o goleiro não está,chuta com os dois pés, bate falta, pênalti e passa. E mata na hora do gol, não treme.

Tem um enorme talento, mas faz da questão técnica e física armas poderosas. Não abre mão de querer ser melhor em tudo.

Alex Ferguson ensinou a ele no Manchester a arte de se colocar em campo para receber e fez dele um cara corajoso. Ronaldo não tem medo de vencer !

Quando chegou ao Real Madri era já um jogador genial, uma vez o melhor do Mundo.

Mas e Messi? Uma pulga na cueca. Ronaldo esperou o dia de hoje se preparando e não deixando de fazer seu máximo, por isso, por ser determinado ao extremo e não ter medo de ser feliz, voltou a ser o melhor do Mundo.

Cinco passos atrás na hora de bater falta. Lá vai ele sabendo que o goleiro quase não tem chance. Bola cruzada na área, pelo alto. O zagueiro procura o que não vê. A sombra que sobe e depois sai pra galera. Lançamento em profundidade. Bola entre o zagueiro e Ronaldo. Um abraço e bola na rede.

Como ele disse, vaidoso olhando para as câmeras do estádio, “eu estou aqui”.

Pode chorar CR7 você merece!


A careca do Rosenberg
Comentários Comente

Luiz Ceará

A revista “New Yorker” fez uma reportagem sobre esporte aqui no Brasil e um dos entrevistados foi o vice-presidente do Corinthians Luis Paulo Rosenberg.

Ele disse que o Corinthians parece uma casa de prostituição.

Disse mesmo? Tem a fita gravada? Quem ouviu a fita além do repórter que fez a matéria? Não, eu não duvido da matéria, mas acho que se for verdade verdadeira, como se diz no interior e se Rosenberg confirmar tudo o que disse sem dizer que houve um erro de tradução, ele ta maluco ou doente do pé.
Nesta terça-feira o ex-vice presidente do Corinthians Osmar Stábile disse que: “Nunca vi uma coisa parecida com esta em tantos anos de clube. Frequento o Parque São Jorge quase diariamente, almoço aqui com companheiros ou clientes (Stábile é industrial, com duas fábricas próximas ao clube). Além disso, venho aqui com minha família e meus amigos, suas esposas e filhas passam suas horas de lazer no clube. Onde este sujeito (Rosenberg) está com a cabeça?”

E, acreditando estar falando em nome de milhares de corintianos que freqüentam o clube diariamente, protocolou junto ao Conselho Deliberativo pedido formal de eliminação de Rosenberg do Quadro Associativo do Corinthians.

Como estou voltando de férias e para pra mim quer dizer parar mesmo, fui tomar água na sabedoria de meu guru Juarez Soares.

Ele me disse que a batata do Rosenberg já está no forno. Então está.

Eu pergunto: o que teria dado na cabeça careca do Rosenberg? Atacar a honra de um dos maiores times de massa do mundo? De um Campeão do Mundo? Atacar a honra de uma nação que freqüenta o clube com suas mulheres e crianças?

Em se confirmando tudo, cabe expulsão para o “bem do serviço público”, ou como disse Juarez Soares, cadeia nele.

Tags : Rosenberg


< Anterior | Voltar à página inicial | Próximo>