Luiz Ceara

A respeito de Felipão, penso como o Perrone.

Luiz Ceará

Outro dia eu estava conversando sobre Felipão com uma amiga querida, Elô, a melhor produtora de TV que eu conheço. Ela também é muito amiga do Felipão. E a conversa era sobre ele. Eu dizia a ela que o treinador do Palmeiras, que eu conheço desde os tempos da Copa do Brasil quando ele era técnico do Grêmio, é um treinador amado pela imprensa e pelo torcedor brasileiro pelo que fez no futebol, e pela pessoa simples que aparenta ser. Tudo bem que ele não é mais o mesmo dos tempos do Grêmio. O dinheiro muda algumas pessoas e Felipão sofreu com essa mudança. Depois de ficar rico ele passou a ser egocêntrico. Só ele sabe, não erra nunca e se sente sempre perseguido. E. fala muito!
Felipão dispara contra dirigentes, jogadores e imprensa. Não precisava ser assim. Ele, no fundo não é assim. Está assim. Eu penso que o motivo é o que o cerca.
Seus assessores diretos, ou melhor, um deles. O de imprensa.
Uma vez Felipão entrava numa palestra para treinadores no Pacaembu. Eu estava ao vivo na Band. Fui chegando perto, para pedir uma palavra e lá vem o assessor me olhando feio e sem me cumprimentar, sem um bom dia Ceará sequer… Disse “não, ele não vai falar”. Coisa de mal educado e incompetente. Isso não é assessoria, é segurança.
Segurança-assessor. Um assessor de imprensa vem meia hora antes, conversa com seus companheiros, explica como vai ser e o que poderá ser feito. Informa a imprensa.
O do Felipão passa a imagem que o treinador é um truculento que só fala quando quer e o que quer. Isso é uma falsa imagem, porque pessoas próximas a ele dizem o contrário.
Os jogadores em sua maioria não gostam de seu estilo, dizem que é seco e durão. E que também está ultrapassado. Mas isso passa batido. O problema do Felipão não é nem seu péssimo relacionamento com a diretoria do time que ele está dirigindo hoje. Frizzo, diretor de futebol do Palmeiras e seu desafeto passa apertado com ele. O presidente do Palmeiras vive com medo do que diz a boca do treinador.
Mas eu afirmo aqui que sem medo de errar que Felipão é um cara bacana, mas pessimamente assessorado. O cara, o assessor, dizem,tem o habito de ligar para redações e conversar com editores. Passar a informação que interessa não a real. Dizem, pra mim nunca ligou. “ Os críticos afirmam que a assessoria de imprensa do técnico aperta o detonador que faz Scolari explodir, e o Palestra tremer.”disse no Blog o companheiro Perrone. Então eu não estou sozinho nessa. E digo mais. Não adianta falar ou criticar o assessor-segurança. Ele é amado por Felipe. Intocável.
Assim não vai para lugar algum, não consegue nunca o que quer realmente, não é ouvido pelos atletas com carinho e o devido respeito e passa por falador.
Esse não é o Felipão que eu conheci e que respeito.

Tags : Felipão