Luiz Ceara

Noite de suor, talento e paixão

Luiz Ceará

Dois clássicos nacionais, dois jogos de tirar o fôlego, enfim, tudo o que nos dissermos aqui sobre Santos x Corinthians e Grêmio x Palmeiras será clichê. Já foi usado, é velho, mas vale. Isso vale.

Vamos começar pelo jogo da Vila Belmiro. Duas coisas.

Primeiro tem o caso Ganso. Um blefe ou ele vai mesmo para a arena? Muricy sabe fazer disso um motivo de pilhar seu time. Se Ganso jogar, vai para o sacrifício, o time joga com ele e o Santos vai crescer. E joga em casa onde conhece cada centímetro do gramado sagrado onde desfilava o tal de Pelé.

Segundo, Tite usou a regra e foi treinar na Vila. Reconhecimento de um gramado somente para o goleiro Cássio que nunca jogou por lá. Vai tremer? Ele é viajado, mas na Vila jogou o time do Santos. Quem entra naquele retângulo treme. Eu já vi equipes de fora do país entrar em campo bem antes do jogo somente para admirá-lo. Pisar onde Pelé pisou. Cássio já treinou lá, mediu as distancias do gramado, de onde vem a bola, a velocidade. É bom goleiro. Tite já escalou o time e o Corinthians vai fazer o que mais sabe. Marcar, não deixar o Santos jogar, usar o exemplo dos adversários que enfrentaram o Peixe e não permitiram a Neymar jogar o que sabe. Assim vai jogar o Corinthians. Pra fazer 1 a 0 e levar a decisão para o Pacaembu.

Tem favorito? Tem e na Vila é o Santos.

O Outro jogo a que me refiro é Grêmio e Palmeiras. O Felipão sabe o que vem pela frente. Exatamente. Com o time que tem e pelo que está jogando perde o jogo e se bobear o Grêmio faz um resultado pra jogar em São Paulo tranqüilo.

Tá resolvido então? Não, no futebol em 35 anos lá dentro do gramado eu aprendi que depois que o juiz apitar a gente vai saber como foi.

Antes é só pra analisar o obvio. Futebol não é obvio, e arte, paixão, suor e talento.

Tags : Classicos