Luiz Ceara

Dr. Hélio, o forasteiro.

Luiz Ceará

Aqui em Campinas está chovendo e fazendo frio. Manhã fria e maravilhosa. Eu adoro olhar as manhãs. Acordo bem cedo e vou para frente da minha casa, conversar com a natureza. Plantei uma árvore que já tem mais de dez anos e cobre toda a calçada, enorme e frondosa. Assim é a vida nesta terra. Você planta e colhe em seguida.

O Dr. Hélio, um forasteiro que veio estudar medicina em Campinas, se meteu em política e virou prefeito. A mulher dele conhecida como Dona Onça, de gênio forte e educação zero vivia a agredir moralmente seus comandados, um bando de secretários com pouca competência. E metia a mão na grana, na nossa, dos moradores da cidade que pagam IPTU e mais um monte de impostos. Dinheiro vivo, na mão, nada de cheques. Quem descobriu tudo, essa lama se me entende o amigo do Blog, foi o Ministério Público, em investigações de mais de um ano e meio. Tudo gravado, conversas e papéis.

O Dr. Hélio, um cara de pau legítimo veio a público dizer que não sabia que sua mulher era a chefe da “Gang de Mato Grosso” como é conhecida a turma, por ter em sua maioria amigos do prefeito vindos de lá. Todos viraram altos funcionários e secretários de governo. Ele mesmo, o forasteiro, é de Corumbá, cidade boa, mas que como todas têm seu lado negro. Agora eu pergunto: Você tem um bom carro e um bom emprego. Sua mulher é sua secretária. Do nada ela entra em casa, digo na garagem, com um Mercedes. Você pergunta onde ela conseguiu a grana pra comprar o carrão, ou faz de conta que não está vendo? Como, ele não sabia de nada?

Deu no que deu. Ontem os vereadores da cidade cassaram o Dr. Hélio. Que ele vá para sua cidade natal refletir. Voto popular é confiança de eleitor, do povo. Cheque em branco. Tem que ter vergonha na cara quem recebe uma responsabilidade dessas.

Dr. Hélio mostrou que é mais um vagabundo deste país, que o povo da cidade de Campinas botou pra fora. Fora, forasteiro de Corumbá, que como Campinas, tem gente boa e ruim.

A chuva que caiu ontem e que hoje continua, está ajudando minha cidade querida a ficar com suas ruas mais limpas e sem o cheiro podre da corrupção.

Desculpe-me o amigo do Blog, mas esse desabafo era necessário para eu poder sorrir de novo, e olhar por meus filhos e netos sem medo do amanhã.

  1. rodrigo

    25/08/2011 12:10:09

    eh mato grosso do sul porra MS n MT!!!

  2. Rafael Raicher

    24/08/2011 21:35:15

    Houve algum palavrão no meu comentário? Algum desrespeito? Não creio! Apenas uma opinião divergente quanto ao termo "forasteiro" (longe de discordar de que Campinas está muito melhor sem Dr. Hélio). Enfim, cade a liberdade de expressão? Principalmente as respeitosas como a minha feita acima e que está "aguardando moderação?"

  3. Rafael Falsetti

    23/08/2011 18:08:25

    Muitos jornalistas e veículos de comunicação de campinas passaram 6 anos apoiando e defendendo Dr. Hélio. Assim que ele assumiu, o número de notícias negativas sobre a cidade foi reduzido drasticamente, como se um milagre tivesse ocorrido. Não se via mais na EPTV aquele terrorismo cotidiano da época do Toninho e da Izalene.Aí do dia para a noite, a EPTV acordou com a cara de quem foi enganada e a última a saber das coisas, e começa a agir como se nunca tivesse desconfiado de nada do que acontecia.Santa paciencia com a "imparcialidade" da imprensa.

  4. Luis Celso M. Moura

    23/08/2011 15:58:42

    Caro Ceará, te vejo sempre na BAND e admiro muito suas colocações. O que não sabia, é que você como brasileiro que é como eu, não perdeu a sua capacidade de INDIGNAR-SE. Afinal é tanta bandalheira que um dia cansamos não é?É muito bom saber que naõ estamos sózinhos, neste mundo lutando por uma limpeza ÉTICA E MORAL, NÃO SÓ EM CAMPINAS, MAS NO BRASIL INTEIRO.. É preciso coragem para assumir uma postura como a sua, pois parece que agora com o, PT no governo do nosso país, denunciar bandalheira com dinheiro público, virou ato de traiçãoa à classe trabalhadora, como se só existissem trabalhadores honestos e dignos. Não, como já´disse alguém, "Os canalhas também envelhecem" o trabalhador também se corrompe, por isso estou com você. Não é por que alguém é deste ou daquele partido; é desta ou daquela cidade. Se for corrupto como este tal de Dr. Helio tem que pagar sim, com o dinheiro que surrupiou e cadeia também. Parabéns Ceará.

  5. Zenrick Farah

    23/08/2011 16:41:23

    "MATOU A PAU" IRMÃOZINHO! QUE CRÔNICA MAIS REAL, LINDA E DO FUNDO DO CORAÇÃO. ESSE É O SENTIMENTO DE TODOS OS LEGÍTIMOS CAMPINENSES (CAMPINEIROS).O "TAL DE DR. HÉLIO" FEZ ALGO ONDE NÃO TINHA NADA. O GOVERNO ANTERIOR FOI UM DESASTRE. E ELE ASFALTOU ALGUMAS RUAS DE GRANDE CIRCULAÇÃO (PARA A TORCIDA ENXERGAR), MAS NÃO AS CUJOS MORADORES PAGARAM HÁ ANOS.TERMINOU O HOSPITAL OURO VERDE (TAMBÉM COM GRANDE VISIBILIDADE), MAS "DESTRUIU" OS POSTOS DE SAÚDE.NÃO INVESTIU EM SANEAMENTO BÁSICO, MELHORIA PARA OS SERVIDORES MUNICIPAIS OU EM CULTURA.JÁ VAI TARDE! AGORA DEVEMOS EXTRAIR O VICE-PREFREITO, QUE TAMBÉM É FORASTEIRO, E DA MESMA CIDADE.É ISSO AÍ!

  6. alexandre

    23/08/2011 16:23:01

    Achei pertinentes e correta as críticas às falcatruas do Dr. Hélio , esposa e amigos. Parabéns!No entanto, a ênfase na origem deles, até no título do texto ( " forasteiro de Corumbá" ) é irrelevante e bairrista. Em Campinas há muita gente ( mesmo " nao forasteiros" que com certeza faria a mesma coisa que eles fizeram. Na verdade, o termo forasteiro apenas denota uma mentalidade, por parte de quem escreve, provinciana...Ceará, parabéns pela crítica á corrupção, triste o destaque à origem "forasteira " dos autores...

  7. Frederico Ferreira

    22/08/2011 16:00:58

    Só espero que este termo "FORASTEIRO" largamente empregado no texto não tenham um viés bairrista e preconceituoso. Não sou de Campinas, entretanto não sou da turma do prefeito.

  8. Frederico Ferreira

    22/08/2011 15:58:49

    Só espero

  9. cidinha marcondes

    22/08/2011 14:49:14

    Concordo com vc Wagner, aqui em Analândia/SP, um pequeno Município de 4.000 habitantes tem mais eleitores(fantasmas) do que habitantes e aqui tb ocorre muitas irregularidades, só depois que se formou uma ONG de Combate a Corrupção é que a Justiça esta fazendo lentamente alguma coisa, aqui tb se mata vereador que denuncia irregularidades, hj a filosofia ainda é dos coronéis. "amigo meu, não tem defeitos...mas os meus adversários se não os tiver eu ponho...e assim perdura a lei do mais forte. O povo precisa valorizar mais seu voto. Que na próxima eleição saibamos votar melhor no prefeito e em vereadores que não tem rabo preso com o executivo como acontece por aqui.

  10. Rogerio Achilles

    22/08/2011 12:54:44

    Meu amigo Luis Ceará foi perfeito em suas colocações, aliás conheço Ceará desde a faculdade, fizemos jornalismo juntos em Campinas, jornalista consciente, preparado, sério e amigo leal...boa Ceará , continue defendendo sua Campinas que eu também adoro tanto, saudade do amigo, que vejo como sempre, brilhando na tela da Band...abração Ceará !!! Parabens pela transparência, e força na opinião !

  11. Guilherme

    22/08/2011 03:24:22

    Além da cassação do Dr. Hélio, Campinas ainda terá de amargar a lembrança dos dez anos desde o assassinato do Toninho do Pt. Espero que os eleitores reflitam mais nos próximos dias. É muita tristeza para uma das cidades mais ricas do pais e que tem tudo para ser exemplo. Deixo aqui uma sugestão sobre essa triste história, caro Ceara. Trata-se de um documentário exibido no festival É Tudo Verdade em 2008 sobre a morte do ex-prefeito. Vimeo.com/ecos

  12. Mateus Pedroso

    22/08/2011 03:21:00

    Ceará...Pior de tudo, é saber que quem assume a prefeitura é outro investigado e que está pra ser cassado antes de assumir.Como solucionar o problema? Já que não podemos ter novamente Magalhães Teixeira e Toninho do PT?Que tal Luiz Ceará pra prefeito? rsrsAbraço

  13. Edu

    22/08/2011 03:04:31

    Estranho nisso tudo é o MP agir tão rápido.Tem até cheiro de marmelada política.Também não gosto do Hélio, mas não acredito na motivação do MP.O histórico não ajuda né?Abraço Ceará

  14. Orlando Russo - Artur Nogueira - Musico

    22/08/2011 02:38:01

    Parabens Ceara, Minha admiracao por voce so aumentou. Campinas nao merece esse tipo de gente. FORA DR. HELIO. Abracos,

  15. Ricardo

    22/08/2011 02:32:19

    Grande DING DONG! desenterrou essa hein!

  16. Ricardo

    22/08/2011 02:30:10

    Muito bom Ceará!Agora temos que acompanhar o Vilagra de perto e entender o pq do PT do Lula,que apoiou tanto a eleição do Hélio, entregou ele de bandeja quando viu que a opinião pública estava a favor da cassação dele. O que será que falta aparecer nessa história que estão tentando esconder?Quem viver verá!Abs

  17. Rafael Raicher

    22/08/2011 02:21:38

    Ceará,Sou paulistano porém morei o ano passado em Campinas, trabalhando na saúde pública dai. Logo vi que esse Dr. Hélio é mais um político corrupto e oportunista. Logo a notícia de sua exoneração (e ainda falta o vice e tantos outros) me deixou muito feliz.Porém, seu discurso de "Forasteiro" é altamente preocupante. Percebi que esse é um discurso corrente entre nativos(e pasmem, não nativos) de Campinas. Um absurdo de pensamento xenófobo que assola sua cidade. Detalhe que muito me impressiona, pois conheço muitos campineiros que moram em São Paulo, assim que conheço muitos migrantes que moram em Campinas. Sua cidade é um polo no interior que atrai muitas pessoas pela sua qualidade de vida. Cuidado para que posts como esse nao embaralhem corrupção com migração. Sao dois fenômenos independentes. E, você,como figura pública, deveria rever seus conceitos quanto a isso para não repetir "sensos comuns" sem fundamento.Grato, um ex-forasteiro de sua cidade!

  18. Paulo Souza

    22/08/2011 02:03:09

    Boa Noite!Concordo com desabafo do Ceara e acrescento em nosso Pais infelismente, muda apenas de cidade, nomes, mas quando a casa caiu, bate o esquecimento, eu nao sabia etc,..etc..]]Paulo Criciuma Santa Catarina

  19. jose carlos da rocha

    22/08/2011 01:17:10

    E futebol nada? Que tal falar em trocar o técnico do Corinthians por Ney Franco?Que venha o mais rápido possível já que o Tite parece querer entregar o cargo. Quem escala um time do porte do Corinthians para jogar contra um Figueirense da vida com um atacante só é porque que ir embora ou não está recebendo em dia. Qual seria a do Tite? Burro ele não é mesmo, pode ser teimoso. Valeu Tite, vai tarde. Abraço, sou seu Fã de muito tempo.

  20. Ronaldo Schenkel

    22/08/2011 01:15:49

    Este papo de que o cara fez muita coisa pela cidade é de quem não tem noção de certo e errado.Fazem obras para poder roubar e enganar pessoas ignorantes.Sem obra não tem verba e sem verba não tem propina.Ele te enganou, a mim não.

  21. Luiz Ceará

    22/08/2011 01:02:50

    Corumbá fica em Mato Grosso do Sul, e lá existem homens de bem como em todo lugar do planêta. Campinas está cheia de bandidos campineiros metidos nessa também. E fico indignado como nossa cidade e sua gente puderam ser tão facilmente enganados e votaram no forasteiro duas vezes.

  22. Henrique Picarelli

    22/08/2011 00:57:21

    Como campineiro, Ceará, sinto o seu desabafo na pele!Abraços e bons intenções para essa semana que logo se inicia!

  23. Luiz

    22/08/2011 00:52:32

    O que ele, Dr. Hélio, fez, não foi nenhuma surpresa para mim.Meu irmão, morador de Campo Grande-MS, em conversas familiares, há anos, desde sua campanha eleitoral do 1o. mandato, já havia comentado sobre sua fama é das seus "importados" secretários, no estado de Mato Grosso do Sul, principalmente, em Corumbá e região.Comentou que todos já tinham a fama de malandros, e de serem uma quadrilha, pois já tinham aprontado lá por aquelas bandas.Confesso que, num primeiro momento, fiquei cético, mas que no decorrer de sua administração, porém, com a roubalheira na cidade, pude constatar e que meu irmão tinha razão em seus comentários feitos há mais de 6 anos atrás.

  24. Chico

    22/08/2011 00:45:24

    Ceará,paulistano e corinthiano de nascimento, campineiro por adoção e opção, nos conhecemos aos tempos gloriosos da Banda do Brejo e d Adega Florença, junto com Zeza Amaral, Ding Dong, velho Giba do Correio e do Futebol de Salão (naquele tempo era assim que se chamava). Nada li, nos últimos meses, que se comparasse a esse libelo de amor à cidade e repúdio aos criminosos. Parabéns. Que o forasteiro seja eleito vice-treco de sub-coisa em Eusquabândia do Oeste e prá lá leve Dona Onça e sua corja. Já vão MUITO tarde!

  25. Renato Ventura

    22/08/2011 00:32:27

    OLHA CEARÁ, NO SEU PRIMEIRO POST, O DO PALMEIRAS.....ENVIEI ABRAÇOS E SAUDAÇÕES MINHAS E DE MINHA CIDADE, CAFELÃNDIA (sp) , MAS PERCEBO QUE VOCÊ ALÉM DE SER EGOÍSTA E TOTALMENTE DESPREPARADO P TER UM BLOG (VIDE N RESPONDER AOS ENVIADOS), VOCÊ ACABOU DE MOSTRAR Q É LOUCO VARRIDO, TRAZENDO A POLÍTICA DE SUA CIDADE P UM DEBATE ESPORTIVO. QUE SEJAM CASSADOS ESSE LADRÃO DO DR. HÉLIO, E SEU BLOG QUE JÁ COMEÇOU "CHEIO DE PERNAS"........É UMA PENA, POIS TE ACHAVA UM BOM REPÓRTER...

  26. Cesar

    22/08/2011 00:20:17

    Ceará, concordo com quase tudo que você escreveu. Apenas acho que ele não deveria voltar para Corumbá, cidade que não conheço, mas acredito ter muito mais gente boa que ruim. Ele deveria é ir pra cadeia, lá ele estaria "em casa", junto com seus pares....

  27. hirosp

    22/08/2011 00:12:21

    Só cassação não é o suficente. É preciso meter esse meliante do Dr. Hélio e a sua mulher Minerva; ops Roseli na cadeia e obrigar devolver tudo que foi afanado dos cofres publicos. Ceará, meu apoio total ao seu comentario.

  28. PUYNHETA

    21/08/2011 23:49:43

    TEM ALGUM TROUXA ENTRANDO NESSE BLOG???? AH TEM UM OTÁRIO AÍ! DEVE SER PARENTE! BUUUUUUUUUUUUU!

  29. lliwill

    21/08/2011 23:44:15

    boa cearaa!!!

  30. JOEL

    21/08/2011 23:39:49

    Grande Luiz Ceara, parabéns pelo blog, o uol ganha bastante com sua presença. só tenho uma correção a fazer. essa turma de campinas é de mato grosso do sul, infelizmente, e corumbá fica em mato grosso do sul e não no querido mato grosso como você disse, fica ai a correção.abraços!!!!

  31. Roberto Rondon

    21/08/2011 23:38:12

    Prezado Luiz Ceará, concordo com seus comentários sobre o ex prefeito Hélio, mas acho que você foi meio preconceituoso com a questão do forasteiro, pois nas últimas décadas Campinas teve bons e maus prefeitos nativos e "estrangeiros" de Pedregulho, Andradas, Valinhos, etc...Essa é a observação de um admirador de seu trabalho.

  32. Guilherme.

    21/08/2011 23:30:10

    Só acho curioso nesse moralismo idiota - dizer implicitamente que os forasteiros são corruptos, que gente de fora não presta - expresso por este texto, Ceará, o fato de que vocês de Campinas elegeram o Dr. Hélio duas vezes consecutivas. Seriam vocês, portanto, burros? É o que também fica implicito. Sem demagogia, meu caro.

  33. Gil

    21/08/2011 23:29:34

    Ceará, boa noite !!Fazia tempo que nao via palavras tao certas e bem colocadas !Mas agora uma questao...Ceará....ele e ela ja tinham feito iso em americana...So prguntar por lá !!Como pode o povo de uma cidade como campinas , que se julga de primeiro mundo, onde há as melhores faculdades, povo culto..votar em uma homem como esse ???Campinas faz tempo que tem andado pra trás !!!sds

  34. Guerino

    21/08/2011 23:24:55

    Parabéns CearaSempre sincero e digno. Você não mudou nada desde o tempo da Radio CulturaA única coisa que está "pegando" é que o vice também e da gangVamos começar tudo de novo?Abraços

  35. Alessandro

    21/08/2011 23:21:09

    CearáDuas observações: os forasteiros mencionados são de Mato Grosso do Sul. Impressiona como sempre os dois Estados são confundidos pela imprensa. Ainda, essas pessoas saíram fugidas de Corumbá também !!!! vergonha nacional. Parabéns pelo seu blog!!

  36. Márcio Duailibi (mas não aquele do 100...)

    21/08/2011 23:16:02

    Caro Ceará. Sou um grande leitor de blogs e fico feliz em ver mais um cara como você escrever nessa leitura fácil, gostosa e rápida. Esse desabafo muitas vezes muitos fazem só que poucos lêem ou ouvem. Estudei em Campinas e por diversas vezes você estava no Cometão ou Cristália retornando para sua casa lá na na década de 80. Período que sonhava em ser atleta de rugby. Hoje sou formado em biologia e além do meu trabalho como consultor ambiental sou faço parte da gestão de um clube tradicional de rugby da capital e sei como é difícil o esporte nesse país. Um forte abraço e fica aqui o convite para assistir jogos de rugby aqui em Sampa para conhecer nosso esporte também que se originou do futebol.Márcio Duailibi

  37. Marcelo

    21/08/2011 23:09:41

    Valeu Ceará...O Problema é... que esses sujeitos (e "sujeitas") só saem do cargo... e não são presos nem devolvem o que roubam... assim é fácil !!! Se não descobrem nada... continuam com o roubo... do contrário param e embolsam tudo... e retornam de onde vieram com os bolsos cheios.. Acho que Dona Onça deveria ir para o Zoo assim como o Dr. Hélio.....

  38. Ed

    21/08/2011 22:53:42

    Só agora notei que vc censurou meu comentario no post anterior.Agora vem falar em ética..............qdo interessa.Ètica , meu amigo , é a ciencia do dever !

  39. William Biagioli

    21/08/2011 22:52:59

    Meus parabéns Luiz Ceará. Fantástico.

  40. rafael

    21/08/2011 22:41:48

    Sr. Ceara fiquei muito triste de saber que uma pessoa sai aqui do meu estado Mato Grosso do Sul como sitado por vc a cidade de Corumbá situada em Mato Grosso do Sul para roubar.. É isso aí tem q perder o cargo é ir para prisao pois lugar de bandido é na cadeia.

  41. Ernesto

    21/08/2011 22:35:33

    Como matogrossense do sul estou envergonhado, infelizmente, em todos os lugares a sujeitos como o Dr Hélio e sua gang. Espero que seja cassado! que Campinas volte a normalidade, continuemos de olho e, que ele, retorne as suas origens. Luiz Ceará Corumbá não fica em Mato Grosso do Sul?

  42. wagner

    21/08/2011 22:11:57

    Boa Ceará, tem a cara de pau de dizer que não sabia de nada e é mais um vagabundo que enriquece nas custas de quem paga seus impostos em dia, fora os aumentos fora de padrão todos o anos.Esta região de Campinas se fizer uma limpa não fica um prefeito no cargo.Um abraço, Wagner.

  43. Eduardo

    21/08/2011 21:24:36

    Não sou de Campinas, mas se eu não me engano esse tal Hélio recebua muitos elogios do LULA, não é?

  44. José Pacheco

    21/08/2011 20:57:49

    Tomara que essa chuva que cai em sua Cidade, a bela Campinas, também caia limpando tantas outras cidades...

  45. Antonio da Silva Ramos

    21/08/2011 20:56:30

    O campineiro precisa valorizar mais o seu voto,Precias criar massa critica e não saindo por ai dando cheque em branco. Os vereadores só se posicionou devido ao trabalho do M.P. Não tem cabimento uma Câmara de 33 veriadores sá 04 ser da oposição!! Que nas próximas eleições saibamos votar melhor no prefeito e em vereadores que fiscalize o executivo

  46. Marco

    21/08/2011 20:47:29

    Ceara, se entendi, o problema maior eh o cara ser do Mato Grosso do Sul (Corumba nao fica no Mato Grosso) e nao ter feito o que fez? Com quem ele conviveu esse tempo todo?

  47. Bruno Barin

    21/08/2011 20:33:44

    Ola Ceara,Sou campineiro e nasci e cresci no mesmo bairro que você mora. Hoje estou temporariamente fora do Brasil, mas mesmo longe tenho acompanhado todo o desenrolar desta historia lamacenta que macula a nossa querida Campinas. Para ser sincero, encarava com ceticismo a cassação do mandato deste pilantra. Mas felizmente, para minha surpresa esse canalha foi enxotado de Campinas. Como você bem disse, que esse ladrão volte para o lugar de onde veio juntamente com a sua quadrilha. E oro para que o povo campineiro possa votar com diligência na próxima eleição a quem realmente ama e se identifica com nossa cidade.Um misto de tristeza e alegria se misturam hoje no meu coração. Mas depois da tempestade sempre vem a bonança.Um grande abraço e continue seu belo trabalho de cobertura esportiva,Bruno

  48. Froes

    21/08/2011 20:16:26

    Boa tarde, grande Luiz Ceará, te acompanho desde as jornadas esportivas aonde considero você um dos melhores reporteres da atualidade, meu filho mora em Campinas e eu trabalho para duas Empresas dai, e me senti satisfeito com a decisão da Camara de Vereadores desta cidade, foi com muito coragem e vergonha na cara que se fêz justiça, parabéns pelo desabafo, tenha certeza que você falou por muitos de nós, não temos veiculos para nos comunicar, mas agradacemos como alguem digno e da sua envergadura o faz.um abraço e saiba que você é muito querido.

  49. Silas

    21/08/2011 20:04:14

    Caro Ceará, entendo o seu desabafo. Entendo e apoio.Entretanto, nós brasileiros, de Campinas, São Paulo, Sorocaba, Ribeirão ou seja onde for, temoso que fazer mais: temos que não contribuir para que esse tipo de gente tenhha o nosso mandato.Como você está cansado de saber, os maiores culpados dessa corja ter acesso ao poder - ou dele fazer uma arma de corrrupção e banditismo - somos nós, os eleitores.Pior, é que depois de elegermos, os aceitamos como se fossem uma doença natural e inevitável, sem que nos mobilzemos para que sejam extirpados e punidos. Muitas vezes oo eleiotor nem ao menos se lembra em quem votou!.Precisamos de mais casos com final como o do "Dr." Hélio. Só esperamos que realmente sejam punidos, marido, mulher, asseclas, parentes e todos que estiverem envolvidos.Ainda bem que temos um a instituição confiável como a do Ministério Público, a quem deveríamos recorrrerr mais amiúde, mormente no caso dos desmandos e desvios da Copa 2014.Abraço e parabéns por não pensar somente em futebol.

  50. Ladislau - Corinthians

    21/08/2011 19:53:59

    Parabéns ao povo de Campinas.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso