Eu aposto: Wesley não vem mais
Luiz Ceará
Blog do dia 29/02/2012
Wesley vai custar ao Palmeiras mais de 20 milhões de reais.
O dinheiro deverá chegar em cotas/doações de palmeirenses que acreditam que ele vai mudar a cotação do dólar no mercado.
Só pode ser isso. Porque do contrário, essa é uma das maiores trapalhadas que eu já vi no futebol.
E mais. Se virar moda, o torcedor vai arcar com mais uma obrigação por amor ao seu clube de coração. Comprar jogadores.
A pergunta que fica é: Você tira cem reais do seu dia a dia – e aí eu falo com o torcedor comum, o fanático, que já arruma dinheiro ninguém sabe onde para ver seu time jogar quarta e Domingo – para ajudar seu time a comprar jogadores? Tira da sua casa, do seu pão para ajudar clube?Mistura dia a dia com futebol?
Blog hoje.
Quando eu escrevi isso, fui esculhambado aqui no Blog. O torcedor do Palmeiras não entendeu o que eu queria dizer. Ou não queria entender tal a fissura em ter um jogado como Wesley, que não é um craque, mas que iria compor bem.
Hoje ele seria apenas mais um bom jogador do grupo que cresceu muito e é vice-líder do paulistão. Nada mais.
Esta tarde eu falei ao telefone com o presidente do Palmeiras Arnaldo Tirone. Ele me disse o que saiu na Folha ontem, que dos 21,3 milhões necessários para trazer Wesley, a vaquinha apenas arrecadou pouco mais de 1 milhão. Muito pouco.
Frustração? Não de minha parte. Alívio para todo mundo que pensar que a responsabilidade de trazer esse ou aquele jogador depende dos cofres do clube e não do bolso sempre quase vazio do torcedor comum.
Se o “porquinho” ou a “vaquinha” desse certo, o Santa Cruz, Bahia, o Flamengo, poderiam trazer qualquer jogador do planeta para o Brasil. Uma irrealidade total. Trazer é uma coisa e pagar salários é outra.
Existe uma tênue possibilidade de Wesley ser jogador do Palmeiras. O Werder Bremen acredita que o negócio sairá e o Palmeiras acredita que Papai Noel, o diretor do Banco vai emprestar uma dinheirama desse tamanho.
Melhor, muito melhor para o Palmeiras foi o negócio não ter dado certo. Faltam só 5 dias para o dinheiro que foi depositado começar a ser devolvido via cartão de crédito. Esse sim é um bom negócio. Espero que os clubes tenham aprendido a lição, senão eles vão acreditar que fazer uma boa administração, com lisura, inteligência, capacidade administrativa e visão de futuro não vale mais nada. É só fazer “vaquinha” que dá.