Dia de Mandela, de Sho Sho Loza, liberdade e paz
Luiz Ceará
''Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer''. ( Nelson Mandela_)
Nelson Mandela disse isso como parte de sua defesa no julgamento a que foi condenado à prisão perpétua em 11 de junho de 1964.
Passou uma eternidade preso e em 11 de Fevereiro de 1990 ele é solto. Já era unanimidade mundial na luta contra a segregação racial e pelos direitos humanos e democráticos do povo do planeta Terra.
Nos discursos em que falava ao seu povo na África do Sul ele gritava “Amandla” que quer dizer “Poder”. A multidão respondia, “Awethu”’significando “Para o Povo”.
“Poder para o povo” é uma expressão que pode significar muito para quem gostaria que o mundo fosse diferente do que é hoje. Mandela era atrevido em suas idéias, irreverente e certeiro como uma flexa.
Na Copa do Mundo da África, quando eu entrei no Ellis Park onde o time de rugby da África do Sul foi Campeão do Mundo fiquei tomado por uma grande emoção. No avião, durante a viagem para a Copa eu assisti ao filme Invictus, que conta a história daquela seleção, de sua saga até chegar a ser a melhor do mundo, e da influencia de Mandela sobre o capitão dos Springboks, como eram chamados os jogadores da seleção africana, o então jovem François Pienaa.
Mandela com sua inteligência e liderança conduziu seu time ao título através dos encontros com Pienaar e depois com o time todo. Foi decisivo, como também o foram os africanos que cantaram em determinado momento do jogo, com a África em desvantagem moral diante dos Neozelandeses a Sho Sho Loza.
Para o amigo do Blog entender, os negros africanos entravam num trem que atravessava montanhas para ir ao trabalho nas minas de diamantes. Durante o trajeto, inspirados pelo som das maquinas do trem eles criaram Sho Sho Loza, musica que os empurrava para o trabalho duro. Muitos não voltavam pra casa. A musica representa para o povo africano raça, força mental e esperança de liberdade.
O Ellis Park entrou no ritmo da Sho Sho Loza e a equipe de Rugby massacrou a Neozelandia sagrando-se Campeã do Mundo.
Mandela fez seus maiores discurso inclusive o primeiro quando saiu da prisão no Soccer City. Um estádio moderno, mas que carrega em sua história momentos de grande emoção e energia. Basta entrar pra sentir isso.
Mandela foi ao encerramento da Copa mas não repetiu a cena do Ellis Park. Não entregou a Taça de melhor do Mundo do Futebol aos Espanhóis como fez em 95 com Pienaar.
Falar de Nelson Rolihlahla Mandela, o Madiba é uma honra para este repórter e muito difícil também. Escrever esse pequeno texto no Dia Internacional de Mandela, dia do seu aniversário emociona e enche minha alma de sentimentos de liberdade e paz.