Luiz Ceara

Neymar e o Atlético-MG. Duas situações parao amigo opinar.

Luiz Ceará

Deixo duas situações para que o amigo do Blog possa também opinar, como sempre faz.

Primeiro falar da excelente campanha do Atlético – MG de 17 jogos com 13 vitórias 3 empates e apenas uma derrota. O Galo marcou 31 gols, sofreu 11 e tem 20 de saldo. Com 82% de aproveitamento. Um fenômeno para um time que estava há algum tempo meio longe dos holofotes. Justo pelo trabalho de seu treinador Cuca, que arrumou a casa como sabe fazer e com muito trabalho e profundo conhecimento da forma de disputa chegou à frente. Hoje ele afirmou que o time foi “brilhante”, mas que ainda tem o segundo turno.

Ele sabe o que fala. É cedo para gritar campeão, mas o Atlético está no caminho. Imbatível dentro, fora de casa vende caro. Segredo?Além do elenco de qualidade, tem Ronaldinho em grande fase de novo. Ele é craque e faz a diferença quando resolve jogar. A pergunta que fica é: quem fez a cabeça dele?Viva o Galo.

A segunda situação é a do Neymar. Durante as férias os jogadores adoram e jogam peladas quase todos os dias. E o amigo me pergunta: qual a diferença de jogar pelada e jogos normais? Não cansa a mesma coisa? Não tem que descansar?

Tudo isso é correto. A pelada porque o cara está à vontade e sem a menor responsabilidade. Está curtindo. E quando se joga partidas válidas por qualquer campeonato, a exigência é outra. Então o que ele fez, viajar de jatinho pra jogar pelo Santos neste meio de semana pode. Mas isso tem limite. O corpo tem limite. E quem está a seu lado, quer seja o treinador, o médico ou os interessados na carreira dele, tem que tomar cuidado.

Falo sério. Vi Garrincha acabar por causa do joelho que nunca foi respeitado. Neto terminou sua carreira de forma precoce por causa de um tornozelo mal cuidado. Careca teve problemas com os joelhos, Ronaldo Nazário idem e por aí vai. Vou falar bem claramente. Se Neymar ou qualquer outro atleta desafiar a lei do descanso vai parar antes da hora. E tem que rezar pra não se lesionar. Músculos, tendões, ossos… não são de ferro ainda.

Podem opinar.