Luiz Ceara

Pato tem que chamar a bola de meu amor, sem violência com ela.

Luiz Ceará

Hoje nós discutimos no Bola Dividida, programa de esporte da RedeTV a questão dos gols perdidos, ou das defesas milagrosas no jogo entre o Corinthians e o Cruzeiro. Os protagonistas são Alexandro Pato e Fabio, o goleiro do Cruzeiro.

Juarez Soares e Silvio Luiz afirmaram categoricamente que o goleiro Fabio defendeu o que seriam pelo menos três gols de Pato.

Eu discuti e firmei o pé em conversas que tive ao longo dos anos de reportagens e de conversas com atacantes que me indicaram que o gol se faz com certa facilidade quando o atacante “tira a bola” do goleiro e não quando ele simplesmente chuta para o gol.

Zenon, mestre com a bola nos pés me disse que você não deve chutar no gol, mas para fazer o gol. E aí existe uma grande diferença na hora da comemoração. Quem chuta no gol pode fazer o gol, mas quem chuta para fazer o gol geralmente faz. E comemora.

Romário uma vez me disse que sempre tirou do goleiro e os gols que ele fez mostram isso claramente. Sem chutão, Sem dificuldade, sempre bem colocado, às vezes desaparecido dentro da área. Onde ele está? Lá, fazendo o gol. Foi o maior que eu vi lá na zona do agrião, espaço sagrado dos centroavantes fazedores de gols. A chamada pequena área, que é do goleiro só para ir buscar a bola no fundo do gol. Romário, Evaristo de Macedo, Reinaldo, Serginho, Careca, para citar alguns.

Muito bem, fui criticado e o assunto deu confusão. Não mais que de repente aparece no vídeo Evair, uma lenda da pequena área. Estava no Palmeiras com o repórter João Paulo, meu parceiro. Esperto ele logo entrou no assunto. E Evair, do alto de sua confiabilidade em se tratando desse assunto finalizou Silvio Luiz e Juarez Soares com um só golpe. Ele disse: “Não é força, é jeito”.

Acabou o assunto e ficou a lição para Alexandre Pato.

Meu garoto, mata a bola como você matou, com categoria tirando os zagueiros da jogada, mas tenha calma e carinho com a gorduchinha. Diga naquele momento o que ela mais gosta. “Meu amor, vou te mandar com carinho lá pra dentro do gol, não vou te chutar forte, vai ser colocadinho, nem vai doer”.

Ela vai te obedecer.

Tags : Pato